Notícia

Cheias interditam duas pontes na Fronteira-Oeste

Água se aproxima do assoalho da ponte Borges de Medeiros | Foto: Pedro Mello / Divulgação 

Duas pontes estão interditadas nos municípios de Alegrete e Barra do Quaraí, na Fronteira-Oeste do Estado, em razão das fortes chuvas. A travessia Borges de Medeiros, que fica sobre o rio Ibirapuitã e liga o centro de Alegrete aos bairros da zona Leste, onde vivem 25 mil pessoas, foi bloqueada no início da tarde desta quinta-feira. Para chegar a essa região, no momento, só é possível pela BR 290.


O Ibirapuitã media 12 metros às 13h - a partir de 8,60 m as águas transbordam. Segundo a Defesa Civil do município, são pelo menos 130 famílias atingidas pela enchente e pelas chuvas que caíram nesta quarta e quinta. Parte dos moradores está em abrigos do município e os demais alojaram-se com parentes.

Em Barra do Quaraí, a Ponte da Sanga Funda, na localidade do Passo da Cruz, foi interditada. A sanga encheu com o excesso de chuvas, transbordou e encobriu a estrutura. Os moradores somente conseguem acessar a cidade pela BR 472, divisa com Uruguaiana, aumentando consideravelmente o trajeto.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Barra do Quaraí, Izair dos Santos, em 36 horas choveu 295 milímetros no município. O rio Quaraí continua subindo e media 6,66 m às 15h. Um dos riscos é o transbordamento das barragens com volume de água superior à capacidade, devido ao acúmulo de precipitação.

Em São Borja, quatro estradas vicinais estão interditadas. Além do bloqueio, os alagamentos causaram estragos na malha viária do interior do município. Na área urbana, ao menos 60 casas foram atingidas pelas águas. Os principais prejuízos são nas vilas Carlos Tatsch, Marrocos e Leonel Brizola, além da rua Tamarino. Equipes da prefeitura e da Defesa Civil atendem as famílias. Em 48 horas, choveu 320 mm em São Borja, conforme dados da estação da Fepagro. 

Fonte: Correio do Povo

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.