Politica

Governo do RS só deve pagar salários de novembro a partir de 12 de dezembro

Executivo não conseguiu quitar valores de consignações dos meses de outubro e novembro. Somente depois dessa quitação será possível começar a pagar os salários

Fernando Gomes / Agencia RBS

Depois de quitar os salários dos servidores que ganham mais de R$ 15 mil, na sexta-feira (30), completando os depósitos salariais dos mês de outubro, o governo do Estado só deverá iniciar o pagamento dos salários de novembro dos servidores a partir do dia 12 de dezembro. 

Apesar de liquidar o pagamento  de outubro dos servidores, o governo não conseguiu quitar os valores relativos a consignações de outubro até o fim de novembro. Esses repasses de R$ 180 milhões — a bancos e sindicatos — estão previstos para ocorrer em 10 de dezembro, quando entram recursos de ICMS no caixa do Estado.

Somente após quitar essa conta, o governo pode, legalmente, iniciar o pagamento dos salários de novembro.

Histórico

Novembro é o 35º mês de pagamentos atrasados na gestão de José Ivo Sartori. Em 2015, foram dois meses com salários parcelados; em 2016, 11 meses (de fevereiro a dezembro); e, em 2017, houve atrasos em todos os meses, o que se repete desde janeiro deste ano.

Em setembro passado, o governo do Estado mudou a forma de efetuar os parcelamentos. Até então, o Piratini pagava parcelas iguais para todos os servidores, conforme havia recursos. Desde setembro de 2017, diante dos recursos em caixa, o governo faz um escalonamento dos pagamentos: primeiro, deposita a integralidade dos vencimentos mais baixos e, à medida que ingressam recursos, a totalidade dos mais altos.

Fonte: Gaúcha ZH

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.