Notícia

Dia da Bandeira é celebrado no 4º RCB

4º RCB / Divulgação

Na segunda-feira, o 4° RCB realizou a tradicional solenidade militar em alusão ao Dia da Bandeira, data na qual o sentimento nacionalista fica em evidência. Símbolo maior do nosso país, o Pavilhão foi hasteado pontualmente às 12h pelo Comandante do Regimento.
                Na sequência, a tropa, bem como os convidados, com destaque para os alunos da Escola Coração de Jesus, entoaram os venturosos versos do Hino à Bandeira, compostos por Olavo Bilac. Na mesma solenidade, também foram incinerados os lábaros julgados inservíveis, ato realizado pelo Subtenente Juarês Estanislau Colbeck Gomes, Praça mais antigo do Regimento.
                Outro ponto marcante da formatura foi a entrega de medalhas militares. Como reconhecimento aos bons serviços prestados durante mais de vinte anos, o Major Fernando Rodrigues recebeu a Medalha Militar com Passador de Prata. Ele, juntamente com o Subtenente José Valter Gonçalves de Mattos, também recebeu a Medalha Corpo de Tropa com Passador de Bronze, pelos excelentes serviços prestados em organizações militares operacionais por mais de dez anos.
                No encerramento, a leitura da Ordem do Dia trouxe a mensagem do Comandante do Exército. Nela, o General Eduardo Dias da Costa Villas Bôas escreveu serem, na Bandeira Nacional, espelhadas as crenças dos cidadãos na liberdade democrática, no respeito à lei, à ordem e no amor à paz e à fraternidade.
História
                A comemoração do Dia da Bandeira do Brasil, no dia 19 de novembro, passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira que representava o império foi substituída.
                A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representou as transformações pelas quais o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao regime republicano, com a ideia de Estado-Nação, de patriotismo e o fortalecimento do sentimento nacionalista.
Fonte: 4º RCB

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.