Previsão

Defesa Civil e Inmet alertam para risco de temporal, vento forte e granizo

Inmet / Reprodução

Após uma semana de tempo firme e calor, a chuva chegou ao Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. E virá com força. O governo do Estado, através da Defesa Civil, alerta quanto à possibilidade de ocorrência de chuvas fortes, rajadas de vento, temporais isolados e granizo localizados no Norte, Noroeste, Serra, Região Metropolitana e Litoral Norte.

O dia começou abafado e com tempo firme, porém, a nebulosidade aumenta e pancadas de chuva e trovoadas estão previstas para o período da noite. Ao longo da tarde, um sistema de baixa pressão atmosférica se desloca do Paraguai para a região Sul, o que deve resultar em chuva forte, com possibilidade de descargas elétricas e rajadas de vento no Estado.

Áreas de instabilidade associada a um sistema de baixa pressão no noroeste do RS provocam chuva e trovoadas na região e também no oeste. Até o momento já choveu 60 mm em São Borja. Nas próximas horas seguirá provocando chuva nestas regiões e deve alcançar o centro (Santa Maria e vizinhanças), norte (Passo Fundo, Erechim e arredores), nordeste (região da serra) e leste do estado (grande POA, vales e litoral norte). 

A chuva pode vir acompanhada de rajadas moderadas e até mesmo forte em alguns momentos (60 km/h ou mais), a popular chuva tocada a vento. Não se pode descartar a possibilidade de temporais localizados em alguns pontos. Até a noite de sábado o acumulado pode passar de 100 mm em algumas localidades.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também publicou aviso de chuva de 100 mm/dia, vento intenso (de 60 a 100 Km/h) e queda de granizo a partir do meio-dia desta sexta-feira, seguindo pelo sábado, para regiões como Campanha, Campos De Cima Da Serra, Missões, Litoral e parte da Região Metropolitana. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

No sul e campanha, apesar das condições serem menores pode haver chuva com trovoada em algumas áreas e até momentos com chuva tocada a vento.





About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.