Previsão

Altos volumes de chuva em várias regiões gaúchas


Fim de semana com tempo instável. O sol aparece agora na maior parte do Rio Grande do Sul, mas as horas de sol estão contadas. Vem chuva e os volumes em diversas regiões neste fim de semana tendem a ser altos. Alguns municípios gaúchos podem ter chuva de um mês até amanhã. As condições atmosféricas serão favoráveis a formação de chuva com trovoada e tempestades com ventos fortes em algumas localidades. Em alguns pontos os ventos podem passar de 80 km/h. Há possibilidade de queda de granizo.

No oeste (Uruguaiana, Itaqui, São Borja, Alegrete, Quaraí e arredores) os riscos de temporais iniciam logo pela manhã e ao longo do dia se espalha para campanha (São Gabriel, Dom Pedrito, Livramento, Bagé e arredores), centro (Santa Maria, Cachoeira do Sul, Tupanciretã e arredores), sudeste (Encruzilhada do Sul, Mostardas, Camaquã e arredores) e sul (Pelotas, Canguçu, Piratini, Pinheiro Machado, Herval, Jaguarão, Rio Grande e os arredores). No noroeste (Santa Rosa, Três Passos, Santo Ângelo, Palmeiras das Missões, Cerro Largo e arredores) há possibilidade já pela manhã e durante o dia, mas os riscos são maiores a noite. 

Entre a noite de sábado e madrugada de domingo alcança o norte (Erechim, Passo Fundo, Carazinho, Frederico Westphalen, Getúlio Vargas e arredores), leste (grande POA, vales e litoral norte) e nordeste (região da serra). Nesse período, as condições para chuvas e instabilidades ainda persistem nas demais regiões do estado. O acumulado de chuva total, desse fim de semana, pode passar dos 50 mm em várias localidades (podendo ultrapassar valores acima de 100 mm em alguns pontos), principalmente no oeste e campanha.

O sábado vai ser de calor e abafamento no RS. O vento norte e nordeste sopra com intensidade moderada a forte, principalmente nos litorais, orla da lagoa, áreas do sul, da campanha, centro e sudeste do estado. Em alguns locais podem passar de 70 km/h.

No domingo, o tempo começa a melhorar no final da madrugada, iniciando pela metade sul e depois para as demais regiões. Até o início da tarde melhora em todo estado. A tarde será de temperaturas mais amenas e com umidade baixa em algumas localidades. A noite e na madrugada de segunda as temperaturas ficam baixas para época, com valores abaixo de 10ºC em áreas da campanha, sul e da serra.

Abaixo saída das 12z do modelo WRF rodado pela Sigma Meteorologia mostrando refletividade no estado para fim da tarde de sábado. Mostra fortes áreas de instabilidade em algumas regiões do estado.


Sigma Meteorologia

About Blog Missioneiro

0 comentários:

Postar um comentário

Tecnologia do Blogger.